Harley Davidson …o início de uma história com 118 anos

Harley Davidson ...o início de uma história com 118 anos

No início do século XX o mundo encontrava-se em plena transformação. É o começo da revolução industrial e novas invenções e conquistas tecnológicas sucedem-se. Vive-se uma época em que nas ‘estradas’ circulam veículos de tracção animal.

É neste cenário, que no ano de 1903 William Harley , e os irmãos Arthur e Walter Davidson, se reúnem num barracão de madeira em Milwaukee , Wisconsin, e iniciam o processo de construção duma bicicleta movida a motor . Objetivos , ir mais rápido mas também  ir mais longe .

Nestas precárias instalações são construídas as três primeiras Harley Davidson. O motor destas máquinas pioneiras possuía um único cilindro com 400cc, 3cv de potência e a força de tracção era transmitida á roda traseira por meio de uma correia de cabedal. Estas primeiras máquinas não têm embraiagem nem caixa de velocidades nem qualquer tipo de suspensão. O motor é montado num quadro de bicicleta.
Um dos primeiros exemplares é comprado pela empresa C.H.Lang de Chicago, e que mais tarde ,em 1905, ao adquirir três dos cinco modelos fabricados nesse ano torna -se no primeiro concessionário Harley Davidson.
Desde o início que as máquinas construídas por Harley e pelos dois irmãos Davidson revelam-se bastante fiáveis e a sua procura vai aumentando.

Em 1905 o barracão onde tudo tinha começado torna-se insuficiente e dá-se a mudança para novo edifício com 200m2 e é admitido o primeiro funcionário.
O desenvolvimento e aperfeiçoamento das máquinas continua. William Harley constrói a primeira suspensão dianteira (springer fork) e começa a ser utilizado um mecanismo de correia tensora que funciona como embraiagem.
O constante desenvolvimento das máquinas começa a dar resultados práticos. A 4 de Julho de 1905 uma Harley Davidson vence as 15 milhas de Chicago.

No ano de 1906 é tomada a decisão de disponibilizar as Harley Davidson pintadas em cinzento (até aí pintadas de preto) e passam a ser designadas por ‘Silent Grey Fellow’ com enormes benefícios publicitários.
Neste ano voltam a mudar de instalações e empregam cinco funcionários.

Em 1907, o terceiro dos irmãos Davidson, William,   junta -se aos três membros fundadores. A 17 de Setembro deste ano é formalizado o registo comercial da empresa, tornando-se na Harley Davidson Motor Company. Tem agora 18 funcionários e produz 150 motos.

Em 1908, Walter Davidson participa com uma monocilíndrica Harley Davidson numa corrida de regularidade em longa distância realizada em New York e vence com pontuação máxima. Participa na Economy Run, em Long Island, prova orientada para a economia de combustível, e vence ao realizar um consumo médio de 1,4 litros por 100 kms. Estas e outras vitórias vão-se sucedendo e a marca começa a atrair cada vez mais clientes entre os quais as forças policiais. Neste ano de 1908 a Harley Davidson entrega a primeira moto à polícia de Detroit , Michigan.

O sucesso continua
Em 1909 a empresa tem 35 funcionários e consegue atingir uma produção anual de cerca de 1100 motos. Tem início neste ano o processo de fabrico e comercialização de peças de substituição. É também neste ano que é lançado um novo modelo com o primeiro motor ‘V-Twin’

No ano seguinte, em 1910, surge pela primeira vez o logotipo ‘bar and shield’ nos produtos Harley Davidson.
Este símbolo e os motores ‘V Twin’ serão as mais fortes e incontornáveis imagens da Harley Davidson até aos dias de hoje … e já são 118 anos.

by Von.

Deixe uma resposta