Harley Davidson Racing History

Ao longo de seis publicações vamos dar a conhecer um pouco daquilo que foi a história desportiva da Harley Davidson.

Primeiro Capítulo

Board Track Racing

O desporto motorizado mais perigoso do mundo

Estamos em 2021, mais de 100 anos depois e as corridas de motos em pistas ovais construídas com pranchas de madeira e com zonas com inclinação de 45 ou de 60 graus são ainda consideradas o desporto motorizado mais perigoso do mundo.

As corridas em circuitos denominados ‘motordromes’ têm tanto de espetaculares como de mortais, ao ponto de alguns anos após o seu início serem chamados de ‘murderdromes’ dado a quantidade de acidentes fatais que ocorriam.

Nos Estados Unidos, entre o ano de 1910 e quase até ao final dos anos 20, as corridas de ‘board track’ eram muito populares, chegando mesmo a rivalizar com o ‘baseball’ e com o futebol americano,  com os mais importantes  ‘motordromes’ do circuito a terem capacidade para 60000 espectadores.

Os destemidos pilotos montados em pequenas motos V2, sem travões, sem suspensão, com lubrificação manual, carburadores totalmente abertos e aceleradores trancados, entregavam-se a inacreditáveis batalhas pela glória à velocidade de 100 mph (160 km/h).

Como proteção, um capacete de cabedal e calças também de cabedal, um ‘race jersey’ em lã,  botas e óculos que eram retirados logo que começavam a ficar sujos devido ao óleo expelido pelas outras motas em competição.

O primeiro circuito de board track foi construído em 1910 na playa del Rey, na Califórnia.

O ‘Los Angeles Motordrome’, como era chamado, teve um custo de 75 mil dólares e capacidade para 60000 espectadores. Em 1913 foi destruído por um incêndio e nunca mais foi reconstruído.

Em 1920 havia 28 ‘motordromes’ espalhados pelos Estados Unidos sendo o mais importante o Chicago Speedway.

Todas as grandes marcas de motos daquela época estavam presentes e competiam entre si.

Indian, Excelcior, Thor, Flying Merkel, Cyclone, e claro, a Harley Davidson com motas de produção melhoradas nas mãos de pilotos privados. Mas não eram motos vencedoras e por isso a Harley Davidson decidiu construir motos melhores e mais rápidas que as rivais.

Oficialmente fora da competição, foi necessário formar uma estrutura até aí inexistente, o que levou à criação de um departamento dedicado às corridas e à construção de uma moto específica para as corridas de board track.

Como resultado, e com a colaboração entre Bill Ottaway e o britânico Sir Harry Ricardo, foi construída a melhor moto de board track. A Harley Davidson Eight Valve Racer (1916-1927).

E surgia a Wrecking Crew, a imbatível equipa profissional de competição da Harley Davidson, com pilotos como Red Parkhurst, Ray Weishaal, Otto Walker , Freddie Dixon, Fred Ludlow, Otto Walker ou Shrimp Burns.

E é exatamente no ano de 1916 que a Harley Davidson e a sua Wrecking Crew iniciam a conquista das pistas de board track com a Eight Valve Racer.

Uma moto VTwin OHV de 1000 cc (61 cubic inches), 50 hp, quatro válvulas por cilindro, magneto Bosch ou Dixie, carburador Schebler e uma capacidade de atingir a velocidade máxima de 120 mph (192 kmh).

A Eight Valve Racer destinada prioritariamente aos pilotos profissionais da marca e com um custo de 1500 dólares, era inacessível para os pilotos privados que continuavam a competir com as monocilíndricas  ‘Peashooter’.

Com a primeira vitória da Harley Davidson em ‘board track’ a acontecer em 1916 no Dodge City 300 Mile Race, os anos seguintes foram um acumular de vitórias e construindo um imenso palmarés, elevando a Eight Valve Racer e Wrecking Crew ao estatuto de lendas.

Em 1922 a Harley Davidson extingue a Wrecking Crew mas continua a apoiar os pilotos privados com motos da marca.

Em 1929 a Harley Davidson deixa de produzir motos específicas para competição.

A crise económica que se abateu sobre os Estados Unidos, os elevados custos de manutenção das pistas, os constantes acidentes com a morte de muitos pilotos e espectadores e a consequente perca de popularidade , ditam o fim das corridas de board track  e dos terríveis ‘murderdromes’, em 1932.

O ‘board track racing’, fica para a história da Harley Davidson e do motociclismo.

by Von