The only genuinely modern pleasure
por Max Oxley
O autor deste livro, Max Oxley, é jornalista há mais de 30 anos e autor de vários livros sobre motociclismo. É também piloto de motos de endurance e vencedor, em 1985, do TT da ilha de Man numa Honda NSR 250.
Este livro é uma viagem ao início das corridas de motos, aos seus pioneiros e da sua constante busca por mais e mais velocidade.
No início do século XX o mundo mudou repentinamente. A junção de uma bicicleta e um motor de combustão interna deu origem a todo um novo mundo de velocidade, mudando pessoas, alterando lugares, revolucionando tudo.
Corridas de motos na Europa no início séc XX
De repente a humanidade ficou obcecada em andar mais rápido e deslumbrada com os temerários pilotos a alcançarem velocidades, até aí impensáveis , de 40 km/h.
Algumas décadas mais tarde outros a mais de 250 km/h.
Hoje nas modernas corridas de motos atingem-se velocidades de mais de 340 km/h e nos lagos salgados tenta-se constantemente atingir novos recordes de velocidade pura.
O actual recorde (land speed record) de 605 km/h foi obtido no ano de 2010 em Bonneville Salt Flats pela Ack Attack (uma Streamliner com 2 motores Hayabusa e mais de 1000 hp).
O livro dá vida a uma era única em que se venerava uma nova tecnologia.
Desvenda a realidade das primeiras e caóticas corridas entre várias cidades da Europa disputadas com as estradas abertas ao tráfego , quase sem regras ou restrições.
Fala sobre o nascimento de Brooklands (1907), do TT da ilha de Man (1907) e das corridas de ‘board track’, nos terríveis ‘motordromes’ americanos (1910) , mais tarde chamados de ‘murderdromes’ dado o elevado número de mortes que ocorriam.
Conta como era a rivalidade e a incessante busca da glória entre pilotos britânicos em Brought Superiors e JAP ‘s e os pilotos do eixo, alemães e italianos, em BMW’s e Gileras.
JAP Silver Comet britânica e Streamliner BMW
Publicado em 2018 é um fantástico livro de quase 200 páginas divididas em 14 capítulos com textos originais e fotografias de época.
Para ler à velocidade máxima!
by Von